35 (thirty five)



Alfabeto

Estava eu no frio da morte a aproximar-me, quando pela derradeira vez me pus a fitar os seres, profundamente.
Ante o contacto mortal deste olhar de gelo, tudo o que não era essencial desapareceu.
Entretanto eu ia-os perscrutando, querendo reter deles algo que nem o Morto pudesse largar. Eles adelgaçaram-se e acabaram por ficar reduzidos a uma espécie de alfabeto, mas capaz de servir no outro mundo, em qualquer mundo.
Aliviei-me assim do medo de me subtraírem o universo inteiro onde eu tinha vivido.
Fortalecido com tal pressa, contemplava-o invencido, e regressando o sangue e veias, lentamente voltei a subir a vertente aberta da existência.

In Antologia poética de Henry Michaux, "O retiro pelo risco", Edições Fenda - 1999. Tradução Júlio Henriques.

Comentários

Mensagens populares